Quando nos solicitam desenvolvimento de identidade visual muitos tem dúvidas sobre o motivo de oferecermos o Manual e não a marca em si. Neste artigo queremos tirar algumas dúvidas sobre o assunto e explicar melhor do que se trata esse tal de manual e sua utilidade.
1. O MANUAL DE IDENTIDADE - O certificado de nascimento
Uma marca está além de um simples desenho. É preciso entender que a marca é um ser vivo e deve ser adaptável a todas as situações sem perder sua essência. É através dela que seu cliente deverá reconhecê-lo. Não é à toa que a Coca Cola usa sempre o mesmo vermelho. Você sabia que o vermelho da Coca Cola é registrado? Sim. A cor se tornou parte da marca. E, para garantir que ele sempre fosse o mesmo - onde quer que fosse produzido - é preciso ter um documento que assim estabelecesse e garantisse a cor da marca.
O Manual de identidade é um guia. Através dele você terá acesso a todos os elementos visuais que compõe sua marca e como ela deve se comportar em diferentes formatos e meios. Isso garante que a marca seja sempre a mesma.
2. POR QUE VOCÊ OU SUA EMPRESA PRECISA DE UM MANUAL DE MARCA?
O manual de marca garante que todo o posicionamento e estratégia de sua marca seja mantida e comunicada conforme foi pensada. Qualquer pessoa, ao ter contato com o manual, poderá seguir as orientações propostas.
Seus colaboradores, por exemplo, terão que aplicar a marca em documentos portanto é importante que saibam como fazê-lo evitando distorções ou modificações nas cores e letras.
Se sua marca for patrocinadora de algum evento o manual garante que a aplicação seja feita adequadamente por outro designer em cartazes, banners e brindes.
É uma grande empresa? Então, é comum que diversas pessoas lidem com sua marca. É importante que todas elas saibam de que forma aplicá-la com a finalidade de proteger a sua integridade e essência.
2.1 O que contém o manual de identidade?
No Manual de Identidade você poderá encontrar:
Background da Marca
Posicionamento, estratégia, histórico da marca, objetivos da marca, missão, visão e valores... Tudo o mais que for relevante para a constituição da marca de forma geral.
A Marca
Aqui consta a marca e todos os elementos básicos utilizados para sua construção. Também apresentamos o conceito por trás do desenvolvimento.
Aplicações da Marca
É importante constar as diversas formas de assinatura que a marca pode apresentar e como elas poderão ser realizadas (horizontal, vertical, com sÃmbolo, sem sÃmbolo...)
Versões Monocromáticas
Como a marca se comportará em diferentes versões (negativo, preto e branco, apenas branco),
Grade
Desenho técnico da marca que ajuda a estabelecer a proporção da marca.
Dimensões MÃnimas da Marca
Tamanho mÃnimo para que a marca não sofra distorções
Aplicações em fundos diferentes
Aplicações em fundos com cores sólidas ou imagens.
Tipologia (tipo de letra)
Não se pode deixar de lado a tipografia. As fontes são responsáveis por complementar a identidade visual e, da mesma forma, devem ser padronizadas.
Cores
A cor tem uma grande importância como fator de reconhecimento da marca sendo responsável por transmitir sensações e valores. Assim, o manual de identidade trará a paleta de cores e como utilizá-la.
Proibições
Exemplifica formas em que a marca não deve ser utilizada.
Aplicações da Marca
Apresenta a marca em seus principais pontos de contato - papelaria, uniformes, fachadas... - e como deve ser aplicada (tamanho das fontes, alinhamento, margens, cores e dimensões.)
Concluindo...
Seja pequena ou grande empresa um manual confere respeitabilidade, organização e padronização. A finalidade de uma marca é ganhar o público por repetição e isso não acontecerá se ela se apresentar de formas diferentes em diversos contextos.
Confira alguns exemplos feitos por nós.
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